14 de novembro de 2008

ALFREDO SARAMAGO


No ano de 1999 fui festejar o S. João, na capital da extremadura da nossa vizinha Espanha, Badajoz. Levei comigo um livro, com o título 'OS PRAZERES DE ALFREDO SARAMAGO´ editado em Maio do mesmo ano, pela Assírio & Alvim na colecção Peninsulares.
Rumei ao San Juan para ver ´los toros' , visitar o Alexandre no seu templo dos charutos, e dizer presente, num dos lugares míticos da gastronomia extremenha, - O Marchivirito.
Lembrei-me de Alfredo Saramago, porque perante os dias que se arrastam entre crises e cinzentismo generalizado, que melhor remédio o de revisitar alguém que nos sugeriu e recomendou, o prazer de saber escolher e de viver. E quais foram os prazeres de Alfredo Saramago? « Prazer de ser feliz, da revolta, do Sol, da inocência, da pintura, das pílulas, do passado, das grandes orquestras, dos gordos, do Outono, das religiões, do Natal, da memória, da longevidade, do libertino, do supérfluo, do imaginário, do futebol, da fé, da excelência, do corpo, dos charutos, da caça, das biografias, da tauromaquia, da adivinhação, do regresso da viagem, da aventura, da síntese, de comer, da doçura, da lampreia, do porco, do bacalhau, caviar, chá, café e do prazer do vinho do Porto».
Dias felizes aqueles que passei no S. João de Badajoz. Até sempre, Alfredo Saramago!
http://www.assirio.com/autor.php?id=974&i=F