28 de novembro de 2008

O JOVEM TIRANO



A Editora ALÊTHEIA têm vindo a desenvolver um trabalho notável. Edita clássicos nacionais, avança no mundo particular que são as biografias e também as memórias. Um espaço que estava em aberto. Uma janela de oportunidades, acima de tudo quando se divulgam assuntos durante muitos anos intocáveis. Em 2006 foi dado à estampa, 'Estaline, A corte do Czar Vermelho'. Surgiu agora 'O JOVEM ESTALINE'. Falamos de investigação histórica desenvolvida por Simon Sebag Montefiore. Jornalista e historiador britânico, é um especialista na história da Rússia. Agora com a juventude de Estaline, surgem revelações quanto às suas origens, os sucessos e reversos da sua infância, mas também o percurso de um jovem seminarista. De agitador a assaltante de bancos, mas também a incendiário político. Segundo o jornal britanico, The Guardian « É brilhante o retrato que Montefiore nos traça de Estaline de mauser à cintura, Estaline o arruaceiro, assaltante de bancos e conspirador marxista, Estaline o incansável estudioso.(...)Quem quiser conhecer um dos mais sangrentos ditadores da história tem de ler esta original e provocadora obra». Começa assim o anotar de prendas para o meu Natal.


VERDADES:
"Tenho um Amigo, portista dos quatro costados, que após o jogo com o Fenerbahçe me enviou a seguinte mensagem: Era preciso ganhar em Kiev: ganhámos. Era preciso ganhar em Alvalade: ganhámos. Era preciso ganhar em Instambul: ganhámos. O Porto é como os Grandes Amigos: quando é preciso, está lá." João Vieira Pinto, in Jornal O JOGO.
(EX)CITAÇÕES:
"Percebe-se a pressa do BE em aprovar a nova lei do divórcio: queria separar-se de Sá Fernandes." Tomás Vasques, no blogue Hoje Há Conquilhas.