16 de novembro de 2008

'TEMPOS QUE JÁ NÃO VOLTAM MAIS'




Porque gosto de Livros e de Cinema. A escolha para ler ou voltar ao grande ecran, aqui fica. Entre o passado e o presente de uma história extraordinariamente bem (re)contada. Boas leituras, bom cinema!



«Um livro delicioso sobre a doce melancolia dos tempos que já não voltam mais. Evelyn Waugh conseguiu, ao escrever Reviver o passado em Brideshead com incrível veracidade e subtil detalhe, captar o ambiente social dos Marchmain, uma família nobre inglesa, no período que antecede a II Grande Guerra.
Charles Ryder, filho de um burguês de classe média de Londres, encontra casualmente na velha
Universidade de Oxford o encantador Sebastian Flyte (um dos filhos dos Marchmain) e os seus excêntricos amigos. A sua vida muda radicalmente e Charles desperta para um mundo novo. Na sua "velha" vida seria impossível para Charles viver o delicioso episódio, transcrito a seguir, em que Anthony se gaba da forma como conseguiu expulsar de sua casa um grupo de colegas homófobos:
"Pois como sabem tenho (na minha casa) um par de esculturas de Brancusi e um conjunto de coisinhas lindas e não queria que eles se armassem em duros (e quebrassem algo), por isso disse, pacificamente: "Doces brutinhos, se vocês conhecessem algo de psicologia sexual saberiam que nada me poderia dar um prazer mais profundo que ser maltratado por vocês, seus rapagões. Seria um extâse do mais malicioso possível. Por isso se algum de vocês quer ser meu parceiro no prazer venha e agarre-me já com força. Se, por outro lado, apenas desejam ver-me tomar banho para satisfazer alguma líbido mais obscura e menos classificável, sigam-me até à fonte calmamente, meus queridos." E sabem que mais? Ficaram todos com ar de tontos depois do meu discurso. Saí com eles (para a rua) sem que nenhum se atrevesse a chegar-se perto de mim. Subi para a fonte e, sabem, foi super refrescante pelo que fiquei por ali a chapinhar e a fazer cenas, até que eles desistiram e regressaram sombriamente a suas casas".
Charles não resiste ao apelo do turbilhão de vida que é Sebastian, tão contrastante com a sua própria vida monótona e cinzenta, e rapidamente se apaixona por Sebastian. Mas nem tudo são rosas, e com Sebastian vem a família de Sebastian, também encantadora mas duma forma mais requintada e formal, mas sobretudo muito problemática e complexa nas relações, na fé e nos afectos.
Charles acaba por se afastar, casar e ser pai de dois filhos, mas o reencontro fortuito com outro Marchmain, desta vez a irmã mais velha de Sebastian, Julia, por quem agora se apaixona, leva-o de volta ao turbilhão de Brideshead. Reviver o passado em Brideshead é, pois, a história de uma intensa paixão de juventude que não pode ser revivida nunca mais...»Fonte:Wikipedia.
http://www.youtube.com/watch?v=X0Xql3fDM44