30 de dezembro de 2008

UM OLHAR PERDIDO NO TEMPO


' Uma pessoa deve apressar-se devagar.' - Marilyn Monroe

Não resisti a esta belíssima foto.
Aquela diferença marcante nos olhares. Ela olha a cidade. Uma espreitadela para o nada. Ele tenta decifrar o nada que ela olha. Ambos são reféns de um vazio que fingem olhar. A vida. Aquele cigarro por acender tudo revela. Não deita fumo. Ela era loura e linda. Marilyn Monroe. Ele foi dramaturgo numa América de inadaptados, Arthur Miller.
E existe um livro, 'O ASSASSINATO DE MARILYN MONROE' escrito por Donald H. Wolfe e publicado em Portugal na Colecção Vida e Aventura, da Editora Livros do Brasil, datado de Abril de 1999, que nos ajuda a perceber os olhares no vazio.
'Pouco antes da meia-noite, um Mercedes escuro rolava rapidamente no Olimpic Boulevard, em Beverly Hills. Calculando-se que o carro se deslocava a mais de noventa quilómetros por hora, o polícia de Beverly Hills, Lynn Franklin, ligou a sirene e os faróis de emergência e foi no seu encalço. Quando o Mercedes se imobilizou, ele aproximou-se prudentemente do lado do condutor e apontou a lanterna aos três ocupantes. Verificou imediatamente que era Peter Lawford quem se encontrava ao volante. Em seguida, voltou-se para os dois homens sentados no banco de trás e viu, surpreendido, que se tratava do procurador-geral dos Estados Unidos, Robert Kennedy, ao lado de uma terceira personagem, que mais tarde identificou como sendo o Dr. Ralph Greenson. Lawford explicou que conduzia o procurador-geral ao Beverly Hilton Hotel para se ocupar de um assunto urgente'.
Este livro ' O ASSASSINATO DE MARILYN MONROE ' é uma investigação. Um trabalho que nos revela lobos vestidos na pele de cordeiros. Foi um dos livros que li no ano que agora vai findar. Recomendo vivamente.
(EX)CITAÇÕES:
'RIDÍCULO. O cheque-presente de 2.550 euros, dado a Sócrates pelos membros do seu Governo. Para comprar roupa e ‘liderar’ moda! Com o salário mínimo a 450 euros! Perderam a noção das coisas.'
Fonte: MarceloRSousa, Blogue.
VERDADES:
'Agora o que eu não compreendi é esta coisa do ataque à blogosfera. Pacheco Pereira alimenta um blog que já foi bom e que agora é algo de estranho que sobrevive à custa não do JPP blogger, mas do JPP figura pública - não se contentando com esse facto, ameaça constantemente bater com a porta e tudo isto fica a soar a uma coisa do género "a blogosfera só não é prefeita porque não é como eu". Mas a maior incongruência de Pacheco Pereira é dizer que a blogosfera é má porque "ganhou todos os defeitos do jornalismo", no entanto, o próprio Pacheco Pereira decidiu falar da blogosfera num post em que pretendia falar de jornalismo. Deve ter mudado de opinião a meio.'
UM LIVRO
'CHURCHILL E OS CHARUTOS, UMA PAIXÃO QUE ATRAVESSOU A GUERRA E A PAZ', Stephen McGinty, ALÊTHEIA EDITORES, Novº. 2007.
UM DISCO DE JAZZ (EM LP)
'HARLEM BLUES', Donald Byrd with Kenny Garrett, Mulgrew Miller, Rufus Reid, Marvin 'Smitty' Smith, 1988 Landmark Records.