12 de maio de 2009

RY "MUSIC"

Sempre gostei das sonoridades de Ry Cooder. Abarca vários géneros musicais, desde o Jazz aos Blues mas também a World Music. Vai para muitos anos brindou-nos com a banda sónora do filme "Paris/Texas". Foi na altura um assombro. Criatividade a rodos. Anos mais tarde, e em volta da pérola do caribe redescobriu músicos que a revolução cubana, ocultou para - quase - todo o sempre. Falo-vos de Ibrahim Ferrer, Rubén González, Eliades Ochoa, Omara Portuondo e Compay Segundo. Apenas, os mais conhecidos.
BUENA VISTA SOCIAL CLUB foi o disco de retorno a La Habana. Quantas histórias e vidas, em volta destes boleros!? O filme uma vez mais de Win Wenders, foi também um excelente documentário, não só pelo corolário de imagens e vivências, mas porque ficou pefeitamente delimitado o território.
Julgo que o Jazz terá sempre uma dívida de gratidão perante outro ícone sonoro - o Samba, mas também perante estas Afrolatinidades.
São músicos destes que delimitam territórios, etnografam sonoridades, divulgam imenso. Por tudo isto, Ry Cooder é para mim um músico de fronteira!