3 de novembro de 2009

RAYMOND CARVER

Raymond Carver nasceu em 1938, em Clatskanie (Oregon), no seio de uma família muito pobre. Depois de ter concluído o ensino secundário, empregou-se numa serração de madeiras e, aos 19 anos casou. Para sustentar a família foi porteiro de um hospital, vendedor de enciclopédias, motorista de pesados, empregado numa bomba de gasolina, etç., conseguindo, porem, tempo para frequentar um curso de «escrita criativa».
Após vários dramas provocados pelo seu alcoolismo, a mulher deixou-o definitivamente em 1977. Em Junho de 1976, após uma cura de desintoxicação, a sua sorte começou a mudar, tornando-se conhecido com a publicação de Queres Fazer o Favor de te Calares? (Teorema, 1989). Em 1977, em Dallas, no Texas, conheceu a poetisa Tess Galagher, com quem partilhou os últimos onze anos da sua vida. Durante este período publicou, sucessivamente, De que Falamos Quando Falamos de Amor (Teorema, 1987), Catedral (Teorema, 1987), Fires (1985) e Três Rosas Amarelas (Teorema, 1992), tendo-lhe sido concedidos vários prémios e distinções. Em 1988 entrou para a American Academy and Institute of Arts and Letters.
A poesia de Carver é tão importante como a sua prosa e encontra-se reunida em dois volumes:In a Marine Light (1985) e A New Path of the Waterfall (1989). Raymond Carver morreu, em consequência de um cancro, em 2 de Agosto de 1988.
Fonte: in, heroísmos não, por favor - Carver, Raymond - estórias, editorial teorema.Notas de viagem: Este livro foi mais um tropeço na obra (curta) de Carver. Mestre na arte do conto, mas também pelo seu minimalismo. Tudo em Carver foi fragmentado. A felicidade, também.