14 de outubro de 2011

John Creasey, Gideon & Cª. Ldª

"Escritor inglês nascido a 17 de setembro de 1908, em Southfields, no Surrey. Filho de um fabricante de carroças bastante pobre, pai de nove crianças, estudou em Londres, na Fulhan Elementary School e na Sloane School.
Alimentando a esperança de se poder vir a tornar escritor, começou a trabalhar em 1923, percorrendo vários escritórios e fábricas, sendo também vendedor. Conseguiu publicar o seu primeiro livro em 1930 e, dois anos depois, marcaria o seu estilo ao publicar o seu primeiro policial, Seven Times Seven (1932). Em 1933 deu início a uma série de livros de contraespionagem com The Death Miser. Escrevendo prolificamente, estabeleceu-se definitivamente como escritor em 1935.
Em 1938 retirou-se para o campo, passando a viver na aldeia de Ashe, no Hampshire, passando a utilizar o pseudónimo de "Gordon Ashe". Em toda a sua carreira Creasey assinou a sua obra com 28 nomes diferentes. Withered Man (1940) foi um dos muitos romances de espionagem que Creasey publicou utilizando o pseudónimo de "Norman Deane".
Em 1955 publicou o primeiro livro da série "Gideon", com o título Gideon's Day. Gideon é um agente da célebre polícia inglesa Scotland Yard, casado e com uma filha, e cujo estilo de vida contrasta fortemente com o habitual desenraizamento dos detetives convencionados pela literatura do género. A série foi composta por vinte e um livros, alguns deles bem acolhidos pela crítica, chegando mesmo a ser adaptados para cinema.
Demorando geralmente dez dias a preparar o primeiro rascunho das suas obras, Creasey publicou quinhentas e sessenta e duas obras. Foi um dos grandes impulsionadores na criação da British Crime Writers Association, a associação de escritores de policiais britânica, fundada em 1953. Candidatou-se por diversas vezes a deputado do Parlamento britânico, embora nunca tivesse chegado a ser eleito.
Repartiu a fase final da sua vida entre a Inglaterra e os Estados Unidos da América, na companhia da sua quarta esposa, uma escritora de romances históricos americana. Faleceu a 9 de junho de 1973." Fonte:Infopédia.