15 de março de 2013

Clássicos policiários


Pode-se perfeitamente dizer «estamos perante um livro de pura antologia.» Anotem: Salvador Vázquez de Parga - LOS MITOS de la novela criminal. Barcelona:Planeta, 1981 ISBN:84.320-0637-8.

O Autor - Salvador Vázquez de Parga (Lérida 1934 - Barcelona 2009) foi um magistrado espanhol, mas também reconhecido como estudioso/divulgador da chamada novela policial em Espanha.

O Livro - fala-nos de Literatura Policial no seu sentido mais amplo, e como género literário favorável à criação de uma mitologia. É uma viagem bastante agradável desde os começos com Edgar Allan Poe até aos nosso dias, e sobretudo a forma como o próprio público/leitor encara os seus heróis de eleição, até os transformar em Mitos.

Temáticas - 1) A aventura dos Mitos; 2) A origem dos Mitos; Os Mitos em acção;

É sobretudo um olhar muito particular quanto à evolução do género literário, através de personagens a quem se deu imensa vida e destinos: Sherlock Holmes, Ársene Lupin, Hercule Poirot, Jules Maigret, Perry Mason, Sam Spade, Philip Marlowe, Lew Archer, Plinio, Pepe Carvalho e outros tantos. Tudo isto é revelado com um enorme sentido de humor, mas também não menos ironia, ao que o autor lhe soma um rigor documental próprio de um excelente detective, para que a leitura de LOS MITOS de la novela criminal seja não só um valioso tropeço numa excelente história, mas também algo que se encara como uma amena leitura.