12 de março de 2014

Filatelia poética

Coisas de que eu gosto:
"A poetisa Florbela Espanca vai ser homenageada através de um selo, a emitir em 2014, anunciou hoje em Esposende, o diretor de Filatelia dos Correios de Portugal (CTT), Raul Moreira.
A iniciativa insere-se na emissão filatélica denominada “Vultos da História e da Cultura”, que tem como objetivo “reavivar a memória dos cidadãos em relação a determinadas personalidades com relevância a nível nacional, mas que, por vezes, parecem esquecidas”, explicou.
É o caso de Florbela Espanca, que nasceu em 1894 e morreu com 36 anos,  mas que, “nesta sua curta vida, conseguiu escrever muita poesia e contos, um diário, traduziu diversos romances e colaborou ainda com várias revistas e jornais, tendo tido um percurso de vida "notável", frisou Raul Moreira.
Florbela Espanca mudou-se em 1925 para Esmoriz, onde durante pouco mais de dois anos viveu nos lugares da Casela e Estrada Nova, na casa do médico Mário Lage, com quem viria a casar. 
Poucas pessoas, em Esmoriz, tiveram a felicidade de conviver com ela - ou simplesmente tiveram a oportunidade de lhe falar, uma vez que Florbela Espanca era uma pessoa muito reservada, pelo que pouco convivia." Fonte: Ovar News.