8 de fevereiro de 2016

Futebolada, Entrudos e Analogias

É sabido que o Glorioso Sport Lisboa e Benfica é detentor faz muitos anos de uma terrível maldição. Notem bem - ela existe, e foi um repto pela positiva, lançado pelo então treinador vitorioso, de nome Béla Guttman - “Sem mim, nem daqui há cem anos o Benfica conquistará uma taça continental.”
Sabemos que é verdade, quantas finais perdidas?! Imensas.
Suspeito que a SAD do meu FCP e mais grave, na pessoa do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, ignore (lamento meu) uma maldição pela negativa. Eu explico: no silêncio do balneário, e após ser bi-campeão nacional, o ex-treinador Vítor Pereira, terá pensado, e pior que tudo, explicitado para dentro da sua consciência, o seguinte: "como é possível uma equipa destas e sobrevalorizada, ser campeã!? Só comigo à frente do FCP."
O restante da história é por demais conhecida. Nos anos seguintes, foi fartar vilanagem de afamados jogadores, para o jovem Paulo Fonseca, também para um estagiário a treinador de futebol com o nome desconhecido de Julen Lopetegui Argote, e agora por fim José Peseiro, oriundo das Arábias, numa época que o petróleo está em baixa.
Eu comum e anónimo adepto do FCP, reconhecido em livro autografado como «o dragão do Sul» resolvo rápido esta outra tremenda e não menos estranha maldição. Custa menos que dois Ferraris, sendo que um vale tanto como um Fiat Uno com 32 anos de garagem (que me perdoe a marca Fiat detentora de óptimos automóveis). A solução é básica e de carácter. Pedir desculpa ao último treinador campeão pelo Futebol Clube do Porto. Fazer pelo seu regresso, chamar os B e os C e ainda os dos Dragões Sandinenses aos treinos no Olival - seja dia de jogo, feriado ou em férias, e garanto que na próxima época, festejo o ganho de Campeonato e Taças, no lugar de sempre, na boa mesa da Cozinha do Manel. Viva O Porto, carago!! Nota: só exijo ser numa terça-feira, porque é dia do afamado pato, quanto ao resto, que é muito, eu resolvo.